2º CICLO DE DEBATES AAI - ARQUITETURA, ARTE, IMAGEM - AULA ABERTA “REFLEXÃO PESSOAL SOBRE A NOÇÃO DE TERRITÓRIO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA" COM FRANCISCO VARELA

 
Captura de ecrã 2019-03-18, às 10.58.15.png

2º CICLO DE DEBATES AAI - ARQUITETURA, ARTE, IMAGEM AULA ABERTA “REFLEXÃO PESSOAL SOBRE A NOÇÃO DE TERRITÓRIO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA" COM FRANCISCO VARELA

Decorreu no passado dia 15 de Março, às 14h30, no Auditório da Biblioteca da FAUP, mais uma sessão de ciclo Debates AAI, com uma aula aberta subjacente ao tema “REFLEXÃO PESSOAL SOBRE A NOÇÃO DE TERRITÓRIO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA". Esta aula contou com a presença do fotógrafo e arquiteto Francisco Varela e foi integrada na unidade curricular de Comunicação, Fotografia e Multimédia (CFM) do 4º e 5º ano e CAAD do 3ºano da FAUP.

O trabalho de Francisco Varela baseia-se, em primeira instância, na descontrução de espaços por via do processo de captura fotográfica, e posteriormente, pela reconstrução destes em objectos que o mesmo chama de “dispositivos fotográficos” — foto-livros por vezes construídos de forma a possibilitarem leituras interactivas não-sequenciais, nos quais o seu leitor é livre de traçar o seu próprio percurso através do território neles contido e retratado. A obra resultante deste processo reflecte de forma clara a visão multidimensional de Francisco Varela acerca da sua noção pessoal de território, entendendo-o enquanto meio para questionamentos de ordem biográfica, arquitetónica, existencial, processual e estética.

Através da realização destes debates, pretende-se contribuir para a criação de um espaço de exploração, debate e reflexão de ideias em torno de novos caminhos de investigação sobre o espaço público, com um enfoque em dinâmicas emergentes de transformação urbana e a utilização da imagem com especial incidência pela fotografia como instrumentos de pesquisa e comunicação. 

Estas temáticas, inseridas nos debates AAI, são de grande interesse para o projecto de investigação Visual Spaces of Change (VSC), AAC n.º 02/SAICT/2017 (refª POCI-01-0145 - FEDER - 030605), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I. P.).
Estas sessões são abertas a toda a comunidade académica e a entrada é gratuita

Enquadramento
A organização destes debates é da responsabilidade da organização do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE / CEAU / FAUP) e o Laboratório de Arquitectura, Arte, Imagem e Inovação (AAi2 Lab), no âmbito do projecto VSC. 
O grupo de investigação CCRE – Centro de Comunicação e Representação Espacial – tem desenvolvido uma série de actividades de índole pedagógica, documental e de investigação relacionando Arquitectura e Arte.
O objectivo geral destas actividades tem sido o de promover uma ampla reflexão sobre o contributo das imagens na compreensão da realidade e na construção de imaginários, entre o documento e a ficção, entre a reprodução e a manipulação, entre o analógico e o digital.
Estas actividades têm vindo a integrar diversas acções ligadas ao universo da imagem contemporânea, mais especificamente à fotografia, permitindo também a participação de grupos e cidadãos exteriores à academia, abrindo desta forma as universidades à sociedade civil e a outras instituições.
No universo da Imagem, a Fotografia é objecto de particular interesse, sendo explorada e analisada de forma crítica como um instrumento de registo e investigação numa perspectiva Inquisitiva, Curatorial e Comunicativa. O espaço privilegiado para esse registo e investigação fotográfica é o da Arquitectura, entendida como um universo amplo que integra simultaneamente os níveis macro e micro da transformação do Território e da Cidade e as suas múltiplas Vivências. 
Com o apoio institucional da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), da Reitoria da U. Porto e da scopio Editions, este 2º Ciclo de debates AAI – Arquitectura, Arte e Imagem estará muito ligado à exploração da fotografia como instrumento de reflexão sobre a transformação do espaço público.