SCOPIO NEWSPAPER Nº2

 

A photograph is always invisible, it is not it that we see.
Roland Barthes

scopio newspaper é uma publicação trimestral, que dá a conhecer, através de um suporte impresso de baixo custo, os conteúdos da Plataforma editorial scopio network e os principais eventos associados à scopio Editions e ao grupo de investigação CCRE, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

Neste nosso segundo número mostramos diversos projectos de fotógrafos, como por exemplo “WINTER POSTCARDS” de José Bacelar, um ensaio visual nostálgico e reflexivo sobre a memória pessoal, vivências e espaço de cidade durante o Inverno que está publicado na nossa plataforma scopio network. Em “REVIEW: PARTIR POR TODOS OS DIAS” de José Maçãs de Carvalho apresentamos uma recensão crítica do livro de viagens publicado em 2015. Um projecto artístico em livro que nos permite ingressar numa viagem fascinante de múltiplos sentidos e lugares.

É anunciado o próximo livro a sair na scopio EDITIONS em Janeiro de 2017: SKREI – Arquitectura Integrada. Esta publicação dará inicio a uma série mais centrada no processo de concepção e construção em Arquitectura e procura explorar as relações que se estabelecem entre arquitecto, instrumentos de projecto e espaço de trabalho durante o processo de concepção e construção em arquitectura com um especial interesse pelo universo que integra simultaneamente Arquitectura, Arte e Imagem (AAI). Há também um folheto destacável que convida o leitor para a exposição “OBRA” onde a oficina Skrei está presente e que se realiza na Trienal de Arquitetura de Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian com abertura no dia 6 de Outubro. Nesta exposição, o curador André Tavares lança um olhar atento sobre o estaleiro, pondo a descoberto sete casos em que a realidade da obra opera transformações significativas na prática disciplinar da Arquitectura.

Por fim, na secção das Entrevistas, destacamos a entrevista com a professora e fotógrafa Olívia da Silva “INTERVIEW WITH OLÍVIA DA SILVA Fotógrafa”, realizada por Pedro Leão e Maria Neto e na qual é possível perceber um pouco o seu percurso: onde
e quando estudou fotografia? quem foram os seus professores? quais os fotógrafos e professores que mais a influenciaram?

 

scopio Newspaper Nº2 – Setembro 2016

Authors and Editors:

Pedro Leão Neto (ed.), José Bacelar, Maria Neto, Olívia da Silva, Paollo Rosselli